sábado, 21 de novembro de 2009

O Pensador de Angola pensando nas suas crianças!

"A peça designada Pensador, é uma das mais belas esculturas de origem Cokwe, constituindo, hoje, o referencial cultural inerente a todos angolanos, visto tratar-se do Símbolo da cultura Nacional. Ela representa a figura de um ancião, que pode ser uma mulher ou um homem. Em Angola, os idosos ocupam um estatuto privilegiado. Eles representam a sabedoria, a experiência de longos anos, os conhecedores dos segredos da vida."
Um pouco de cultura para todos nós...

  Muito divertida e cheia de simbolismo foi a confraternização dos novos amigos,ocorida sexte-feira...  estávamos nós, sendo incluídas, acolhidas...Lá ganhei esse belo e significativo pensador presente de uma nova pequena grande amiga, pessoa cheia de energia e vitalidade... Muito obrigada.



Aqui em Angola a gente pensa muita, sobre tudo...constrói novos conceitos, reconstrói outros, lapida as ideias, surgem outras...e a vida passa. Fico a pensar - o que precisamos para viver além de ter amor e respeito pelo ser humano? Amor e respeito, mas ...
Precisamos de comida, água, saúde, infância, educação, moradia, saneamento, diversão, trabalho... a a vida deve ser bem vivida, com a simplicidade de que somos mortais... mas, sem perder os direitos de ter uma vida com dignidade... precisamos da alegria contagiante e sincera das crianças, sempre.




Quando pensamos sobre elas a vontade de viver aumenta...mesmo com todo o dolorido do nosso olhar.
Vamos olhar e "ver "as crianças ... de Angola, do mundo. Estivemos nesse sábado participando/pensando/olhando de um evento social, que pensa e olha para essas crianças.





É, Pensador angolano, tem muito o que pensar sobre o que vai fazer com o mundo e a vida dessas crianças.
Eu, no momento, continuo a olhar sem deixar de pensar.

4 comentários:

  1. A reflexão crítica que podemos consrtuir dentro de um contexto em que a justiça não prevalece, é baseada na valoração que damos aos bens mais preciosos, como a vida, a liberdade, a dignidade, a fraternidade. O conceito de dignidade da pessoa humana, para cada um de nós, depende do grau em que colocamos esse princípio para guiar nossa conduta perante o próximo. Você é uma "pensadora" atuante.

    ResponderExcluir
  2. Aprendo a cada leitura um pouco mais da cultura angolana. Beleza e sofrimeto se misturam fazendo-nos pensar no poder da educação para as realidades tentar mudar.
    Sucesso e que Deus continue no controle de tudo
    Saudades

    ResponderExcluir
  3. Oi amigona, adorei o que vc escreveu aki.
    Um grande abço pra essa angolana que tá fazendo muita falta pra gente. Sábado, entregamos mais um prêmio do Em Busca de Um Sonho. Foi em Nova Vista de Central. Uma geladeira. Em breve as ftos estarão no site da 101. Ah, uma notícia boa, a partir de agora já poderemos fazer novos álbuns no site. Nei liberou.
    Abços.

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm... lindo esse seu casaquinho! rs rs

    ResponderExcluir