quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eles querem aprender, e eu também!

A professora foi até os trabalhadores, nos canteiros das obras...levar conhecimento, mas, principalmente aprender. Em vários momentos mediei a discussão acerca do material trabalhado...porém, em outros momentos fui a aluna, atenta, curiosa, aprendiz consciente, sabedora que pouco "sei "do mundo, da África, de Angola...foi esse o sentimento, mesmo nunca tendo parado de estudar.
Eles relataram  muitas histórias, suas histórias de trabalho, de vida, de cultura, de família...água e energia em casa todos os dias - um luxo nunca alcançado até o presente momento...comida, comprada no comércio paralelo, sem os cuidados necessários com a saúde...oportunidades para estudar - poucas ou quase nenhuma...família numerosa, tradição de muitas mulheres, poligamia, ... O que dizer sobre o que sei da vida, diante da vida deles?
Bom, eu aprendo e eles também... e assim construímos cotidianamente as nossas histórias, não importa onde estejamos...somos humanos a procura do saber.

Em tempo: Entre as minhas aulas dos dias 10 e 12/11, o  DIA 11 DE NOVEMBRO - COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA - feriado nacional - o Presidente acompanhado do seu exército pessoal de 1000 soldados, de seus 10 rolls royces pretos, súditos e etc e tal.
Como ficam eles, que querem aprender, diante da incalculável riqueza presidencial? E eu?

8 comentários:

  1. A sabedoria vem de dentro, o conhecimento vem de fora. O encontro e harmonia dos dois forma o bom senso, a boa vontade, que promove o compartilhamento, o ensinar e o aprender, simultaneamente. A História já comprovou que se aprende mais ensinando. É também o que desejo experienciar.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga.
    Vc tem feito muita falta,porém tenho certeza que vem contribuindo e aprendendo muito no continente africano,é nas trocas que aprendemos e ensinamos ao outro.Aprendi e contínuo aprendendo muito com vc.Seu blog tem sido uma aula viva de Angola diária,maravilhosa.Mil bjs com muita saudade.

    ResponderExcluir
  3. Bel!

    Que bom ler o seu comentário inteligente e sensível. Não tenha dúvida, a experiência que estou vivendo aqui, nesse momento: é única.
    Morrendo de saudades.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Irmã!

    Está se revelando uma excelente escritora, estou encantada.Pense em criar o seu próprio blog...vai ser interessante divulgar as suas ideias para o mundo.
    Saudades.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. A verdade prova que o tempo é o senhor dos dois destinos............Nocoração de quem faz a guerra.Nascerá uma flor amarela.Como um GIRASSOL.
    Enquanto houver SOL........tolerância......discernimento,compreenção...........Ainda há de haver saída.Que saudade de momentos de muito crescimento,reflexão,trablho e,cumplicidade e companherismo.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Orgulhosa de vc,alías sempre fui!Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Querida,
    O que seria de nós se ñ fosse a história? Ela nos permite compreender o presente.
    Nesse processo de ensino aprendizagem é que será possível uma transcendência, um rompimento com o que já está instituído.

    Bjs.

    Leide

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga. ico muito feliz de saber que vc está fazendo uma das coisas que mais gosta e que por sinal, faz muito bem, aprender e ensinar. Tenho certeza que esse trabalho será marcante na sua vida de mestre e de aprendiz.
    Sucesso!
    Bjo

    ResponderExcluir