sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Toda sexta-feira é o DIA DO HOMEM e todos os dias pode acontecer a "chapada"


Cada dia em Angola grandes descobertas dos hábitos e costumes dos angolanos. Toda sexta-feira da semana é o dia do homem(um horror!). Mais ou menos assim: homens casados ou não saem do trabalho às 16h e só voltam no domingo para casa, podem namorar todas, beber, fazer todas as farras ... e as mulheres em casa, resignadas, cuidando de tudo, sem poder reclamar, se isso ocorre levam "chapada", ou seja, apanham, muitas ficam machucadas. Como diz Catarina, a moça que cuida do nosso apartamento, "não precisa nem reclamar, eles batem por nada, e não adianta ir até a polícia. Isso acontecia comigo, não era feliz, só quero agora um homem que me faça feliz."Ela tem 23 anos e uma filha de 04 anos, o pai já tem outra mulher, e não ajuda em nada na educação e sustento da filha. A "chapada" pode acontecer em qualquer dia ou hora, basta o marido querer.
É ..., Angola tem muito o que aprender de direitos humanos e civis. Pode começar conhecendo as leis Maria da Penha e a de pensão de alimentos do Brasil.
A foto mostra um momento de conclusão de um dia de trabalho, mulheres mecânicas de uma obra. Será que elas aceitam a "chapada"? Alguns homens já falam que não praticam mais a "chapada". Pode ser o começo das mudanças... tomara!

Um comentário:

  1. Soraya querida,
    Essa é uma situção absurda e inadimissivel, mas que muitas brasileiras vivenciam em silêncio.
    Deus e a educação podem mudar essa situação.E vocês podem intervir e com certaza vão.
    Sucesso para vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir