segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saudações para os angolanos e angolanas!



Trabalha-se e aprende-se muito a apartir dos diálogos com as pessoas. Cada um com a sua história de vida e de trabalho. VIDA: muitos(a maioria) conheceram e conhecem de perto as "desgraças" e consequências da guerra. Tudo é muito difícil, principalmente estudar, pois o país não disponibiliza escolas e universidades para todos. Quem pode paga os seus estudos, quem não pode "pega em armas", carrega trouxa na cabeça, faz biscate, deixa as precárias escolas públicas para TRABALHAR, quando encontram trabalho, pois o desemprego é altissímo, marcando ainda mais as desegualdades sociaias.
O que resta ... procurar formas de sobreviver e viver, apesar das adversidades. Mesmo assim não perdem a alegria da foto(grupo de trabalhadores) tirada, da caneta ganhada, da prova realizada... sempre postos, ávidos por tudo!
Saudações para todos os angolanos e angolanas que tombaram.
Hino da Angola

O Pátria, nunca mais esqueceremos
Os heróis do quatro de Fevereio.
O Pátria, nós saudamos os teus filhos
Tombados pela nossa Independência.
Honramos o passado e a nossa História,
Construindo no Trabalho o Homem novo,
Angola, avante!
Revolução, pelo Poder Popular!
Pátria Unida, Liberdade,
Um só povo, uma só Nação!
Levantemos nossas vozes libertadas
Para glóriados povos africanos.
Marchemos, combatentes angolanos,
Solidários com os poroso primidos.
Orgulhosos lutaremos Pela Paz
Com as forças progressistas do mundo.
O Hino parece mais um hino de guerra. Será que algum dia vai mudara sua letra? Acredito que demore um tempo. As marcas da guerra estão ainda cravejadas nas mentes e corações do povo angolano.

2 comentários:

  1. Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira:
    - Hino: 1. Poema ou cântico de veneração, louvor ou invocação à divindade. 2. Música marcial ou solene, acompanhada dum texto.

    Um povo oprimido pela força das armas, com certeza irá venerar, através de seus cânticos, aquilo que é o caminho para alcançar a paz e a liberdade. Este caminho, infelizmente, é a guerra. E ela já aconteceu nos campos de batalha. Mas perdura ainda no coração de seu povo. No pós-guerra, não é difícil desarmar as mãos dos homens. O difícil é desarmar seus corações. E os hinos mudam junto com os corações.

    "...Orgulhosos lutaremos Pela Paz
    Com as forças progressistas do mundo."

    Este final do Hino Angolano nos permite ter fé na Paz e na mudança dos corações ainda em guerra.
    Acredito que vocês façam parte dessa "força progressista" profetizada na letra desse Hino. Afinal, vocês sabem que a educação é a maior ferramenta de mudança social.
    Boa sorte e bom trabalho para estas "três amigas" guerreiras de um pós-guerra!

    ResponderExcluir
  2. É...lutar sempre,por melhores mudanças!

    ResponderExcluir