sábado, 24 de outubro de 2009

Informações geográficas sobre Angola

Oi Pessoal, não consigo postar o mapa... que pena! Vou ficar tentando, coisa de Profº de Geografia rsrsrs

"O território de Angola situa-se na costa ocidental de África, encontrando-se limitado entre os Paralelos 4 graus e 22 minutos e 18 graus e 03 minutos de latitude sul, entre os meridianos 11 graus e 41 minutos e 24 graus e 05 minutos Este de Greenwich.
Limites
Norte: Rio Zaire e República Democrática do Congo
Sul: Namíbia
Leste: Republica Democrática do Congo e Zâmbia
Oeste: Oceano Atlântico
Angola tem uma superfície de cerca de 1 246 700 Km2, dos quais 7 680 dizem respeito ao enclave de Cabinda sendo 13,5 vezes a superfície de Portugal.
O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior úmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de fevereiro a abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de novembro a abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de maio a outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre 1.000 e 2.000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano."
Não podemos esquecer que essas "informações" podem ter mudado, principalmente em relação ao clima em razão do aquecimento global e das outras questões ambientais do mundo.
O clima está doido ou é o homem?
Vamos cuidar do Planeta! Em Angola, as florestas já foram quase todas desmatadas.

Um comentário: