terça-feira, 27 de outubro de 2009

O dia em que a alma chorou!

Esse encontro de trabalho estava marcado para sábado, porém foi adiado para esta terça-feira. Fico "a pensar" que deve ter sido providência divina... tudo que ouvi e vi hoje... acho que não iria "sobreviver" no final de semana de muitas saudades .
Quando o palestrante iniciou a sua fala, já percebi a sua emoção, disponibilidade, resiliência, tolerância...amor pelo que faz, foi e é contagiante...mexeu muito comigo, aliás com todos que estavam na sala. Não ficou nenhuma veia, músculo, olhos, membros, demais orgãos do corpo que não se emocionasse... a alma, a alma chorou escondida, a mente tentou captar todas as informações, o coração diminuiu...
Mas, ao mesmo tempo esse coração dolorido, sofrido, cresceu, ficou enorme de alegria diante da grandeza do trabalho realizado por homens e mulheres de muita fé e sabedoria, por alguns/algumas que decidem que vão fazer a diferença nas suas vidas e nas vidas de milhares de pessoas, especialmente na África, continente esquecido pelo chamado mundo desenvolvido, com muitas doenças ...malária(é o que mais mata em Angola!), coléra, tifo, doença do sono, DST, hepatite, turbeculose e ...HIV. Foram muitas FOTOS, relatos, histórias, informações, circuncisões ... são muitas crianças, mulheres, homens, idosos, jovens, "doentes", na maioria das vezes pela falta de conhecimento ou pela aspereza da tradição cultural angolana, como também pela falta de políticas públicas.
No meio de tudo isso a coragem, o compromisso, a vontade, o saber, a compreensão de pessoas que acreditam que é possível
avançar, mudar, transformar essa realidade "nua e crua", mas que fica "leve" diante da grandiosidade das ATITUDES dessas mentes e almas sábias que encontramos pela vida.

Hoje é um dia especial cheio de reflexões e ... lições!
Obrigada ao meu bom DEUS por tudo que eu estou aprendendo e vivendo.

2 comentários:

  1. É impossível ler seu relato e a lágrima não cair, seja pela descrição da situação dos angolanos, seja pela sensibilidade da escritora, ou pelo compromisso do ser humano, SORAYA. Te admiro cada vez mais.
    Bjs.
    Rita Cácia

    ResponderExcluir