quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SERÁ QUE ANGOLA ENCONTRARÁ O CAMINHO DA DEMOCRACIA? Parte Dois

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A ECONOMIA ANGOLANA

•PIB: US$ $53,929 biliões (77º) e o rendimento per capita foi de US$ 4,500 (121º) (Dados de 2006)
•Principais produtos de exportação: Petróleo, diamantes, minerais vários, madeiras, peixe, café, algodão e sisal.
•Estrutura do Emprego: Sector Primário 68,5%; Secundário 4,5%; Terciário 26,8%.
•Principais Parceiros Comerciais: China, Brasil, Portugal, África do Sul, EUA, Bélgica, Alemanha, França e Espanha
•Principais Portos: Luanda, Lobito e Namibe

Os diamantes e, em especial, o petróleo offshore dominam a economia nacional, sendo responsáveis pela quase totalidade das receitas. A agricultura e as indústrias manufactureiras estão se reorganizando com a volta dos financiamentos de capital.


Pela primeira vez em décadas, a inflação caiu abaixo dos 35%, em 2004, e a moeda local, o kwanza, permaneceu estável face ao dólar.

Desde o início da produção em grande escala, no final dos anos 1970, o petróleo tem dominado a economia angolana. As reservas dos campos de petróleo offshore, principalmente ao largo da bacia do rio Congo, em frente à província de Cabinda, são estimadas em 12 mil milhões de barris. Protegido da guerra civil, o sector petrolífero continuou a crescer, duplicando a sua produção entre 1990 e 2003, atingindo quase 1 milhão de barris/dia. Em 2003, o petróleo era responsável por mais de 45% do PIB, por 75% das receitas do Governo e por 90% por cento das exportações.

As minas de diamantes são a segunda maior fonte de receitas de exportação (cerca de 10 por cento do total). A única mina de kimberlite que resta no país, que é também a quarta maior mina de diamantes do mundo, é a mina de Catoca, situada na província de Lunda Sul.

O crescimento da economia interna dos sectores não mineiros já recuperou o nível que tinha no início da década de 90. As terras cultiváveis se beneficiam de chuvas regulares e são ideais para culturas de exportação, como o café (Angola já foi um dos quatro maiores produtores de café do mundo), sisal, tabaco, algodão, palma, açúcar, frutos cítricos e sésamo. A agricultura também foi muito limitada pela presença de minas por todo o país, um grande obstáculo que está sendo enfrentado pelo Governo central através de um programa de desminização. A situação é mais favorável com relação à pecuária, já que o gado não foi destruído durante a guerra.

 O sector manufactureiro, próspero antes da guerra civil, responsável por 18% do PIB em 1973. Esse sector é actualmente composto por pequenas indústrias (agroalimentar, bebidas e têxtil) e a sua participação ao PIB caiu abaixo dos 4 por cento.

Dados oficiais do Governo

Bom...puderam perceber que tudo gira em torno da guerra. E atualmente é "pura crise"...TUDO QUASE PARADO. Ainda tem um detalhe...essas informações do Governo não são seguras.

Será que Angola encontrará o caminho da democracia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário