terça-feira, 1 de junho de 2010

KAMBAS DO BEM!

Oi gente!

Curiosidade !!! O que significa a palavra KAMBA? Então, comece a descobrir...

"O complexo educacional do Mussende, inaugurado no município de Viana, em Luanda, Angola, conta com uma escola primária e outras infra-estruturas que vão ajudar a melhorar o nível de ensino e a qualidade vida da população.


A escola primária tem seis salas de aulas, outra para professores e uma biblioteca.O director da escola, João José Pedro, disse ao Jornal de Angola que estão matriculadas 236 crianças, que cada turma vai ter 45 alunos, com seis professores, ao todo.O funcionamento de aulas nocturnas está condicionado ao fornecimento de energia eléctrica pela rede pública.

Além da escola primária, integram o complexo uma casa de apoio da Congregação das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, uma sala com documentos sobre a história do bairro, outra para gestão de próximos projectos comunitário, uma lavandaria, três centros para formação profissional, uma biblioteca, um recinto polidesportivo, áreas de lazer e uma horta comunitária onde os estudantes podem cultivar frutas e legumes. A obra, orçada em 360 mil dólares, que levou seis meses a ser concluída, resultou de um esforço conjunto dos “Kambas do Bem”, grupo de voluntárias."

JÁ DESCOBRIU?

"O bairro do Mussende, com uma área de 18 hectares e é habitado maioritariamente por refugiados de guerra vindos de Malanje. Um censo realizado, em Abril, aponta para a existência de 436 famílias, ao todo, com 1109 crianças. Nestas famílias, revela o estudo, 203 pais trabalham informalmente e 180 tem ocupação formal.As condições de saneamento básico, no bairro, são, ainda, precárias.
O grupo “Kambas do Bem”, que existe há um ano e meio, é constituído, essencialmente, por mulheres brasileiras, peruanas e espanholas."
 
MATOU A "CHARADA"?
 
Pois bem, a palavra Kamba significa "amigo"...Kambas "amigos", Kambas ( no dialeto angolano Humbundo ) , no caso AMIGAS, por ser formado basicamente por mulheres expatriadas, que voluntariamente contribuem  para a melhoria das condições de vida de muitos angolanos, através de diversos projetos sociais e ambientais.
 
Muito interessante!!!
 
É cada um fazendo a sua parte, fazendo as suas escolhas de vida e na vida.
 
Abraços "Kambas"!
 
Soraya

3 comentários: