segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desbravadoras/es!!!

“ O recado é: leveza! Nada de agressão ao próprio ritmo e limite! Leveza. Simplicidade na essência, sem pesos...mas mantendo a constância.” Madalena Freire



Colegas,


Estamos juntos construindo o Acreditar, mais do que isso estamos desbravando os nossos limites, o nosso ritmo, a nossa aprendizagem, o nosso conhecimento, o tempo e o espaço, o nosso profissionalismo, a nossa tolerância...estamos fazendo/ampliando a nossa própria história, e a história de muita gente...já perceberam isso?


Perceber todo esse contexto é fundamental para compreender que tudo isso não se faz sozinho/a, só se faz na coletividade, mas, claro, respeitando a individualidade...como bem fala Madalena Freire. E essa coletividade só tem mesmo sentido se todos estão realmente juntos... percorrendo caminhos, fazendo, colhendo, desafiando, compartilhando, apoiando..."sem perder a leveza, mas mantendo a constância".

Somos desbravadores/as...que a semana seja repleta de ótimas descobertas!


Um grande abraço


Soraya Pinto

Lobito - Benguela - Angola, 24 de outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010

Onde estou?

Em Lobito... é uma cidade e um município da província de Benguela, em Angola.
Localiza-se na costa do Atlântico. Tem 3 648 km² e cerca de 805 mil habitantes. Limita a Norte com o município do Sumbe, a leste com o município do Bocoio, a Sul com o município de Benguela e a Oeste com o Oceano Atlântico.
O Porto do Lobito é o segundo porto de carga do país. Os caminhos de ferro de Benguela (CFB) começam no porto do Lobito e fazem ligação com a costa oriental de África. Além disso, temos por aqui uma restinga...a restinga do Lobito como é conhecido... mar de um lado e do outro...é onde fica a minha nova morada.

Subir "nas alturas" para "pegar" o Sol da restinga...só consegui "dele" um tchau cheio de cor, mesmo assim fiquei faliz!

É onde estou!

Um grande abraço cheio da boa energia do Sol

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Para as "minhas crianças"!!!

 Evinha, João e Iann



Mesmo do outro do oceano Atlântico não esqueço das "minhas crianças"... as mais lindas e sabidas do mundo!
Feliz Dia!

Tia e madrinha apaixonada

Soraya

domingo, 10 de outubro de 2010

Meu "batismo" em Benguela!

Oi gente!

Ainda não deu tempo de fazer um "tour" por Benguela...



Mas, fui fazer o meu "batismo" no mar, nas praias da Caotinha...uma paisagem incrível...onde o mar se encontra com as montanhas, e no meio os angolanos com a sua cultura, suas moradias típicas, seu pescado ao sol, seus penteados e cores...no meio de tudo isso, também, a ausência das condições minímas de sobrevivência.
Ainda, no meio de tudo isso...liguei para a minha mãe querida, seu aniversário - 09/10... toda a saúde do mundo pra ela - AMO VOCÊ MAMI !
Vejam vocês...consegui fazer uma ligação internacional pelo celular para além do Atlântico, mas não vi banheiros nas casas... uma boa reflexão, uma indescritível vivência!

Abraços

Soraya

ACREDITAR no ser humano!!!!!!!

Boa noite pessoal!

Eu cheguei em Benguela (dia 06/10) um dia depois da primeira certificação de um grupo de angolanos  que se inscreveram no ACREDITAR, e fui recebida e acolhida pelas alegrias e emoções de um conquista realizada com muito trabalho, crença, determinação, suor, certezas, incertezas, estudos, discussões...



Foi sensacional adentrar no Centro de Formação e encontrar salas cheias de angolanos... ouvindo, falando, escrevendo, resolvendo problemas, questionando, trabalhando em grupo... em movimento na  busca do conhecimento, que com certeza fará muita diferença nas suas vidas, tanto profissional quanto pessoal, assim como está fazendo na minha vida.

Eu acredito no ser humano, eu acredito na educação!

Um grande abraço Acreditar

Soraya

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Benguela!

Oi gente!

Vocês sabem o que é Benguela?
É uma  província beira mar de Angola. E é onde estou no momento...fazendo o meu  trabalho de consultoria em qualificação profissional.
Como já disse pra vocês estou vivendo uma experiência singular, e ao mesmo tempo dolorida (muitas saudades!).
Ainda estou "tonta" rs...é o fuso horário, gente, então continuo amanhã as minhas descobertas e histórias angolanas.

Até amanhã.

Abs

Soraya