sábado, 31 de outubro de 2009

Vamos cantar e dançar a África!!!



VAMOS CANTAR E DANÇAR A ÁFRICA, MÃE DE TODOS E TODAS, MESMO SOFRIDA NÃO PERDE A ALEGRIA E O CALOR DE CARREGAR E AMAR OS SEUS FILHOS!




Mama África de Chico César

Mama África

A minha mãe

É mãe solteira

E tem que

Fazer mamadeira

Todo dia

Além de trabalhar

Como empacotadeira



Mama África, tem

Tanto o que fazer

Além de cuidar neném

Além de fazer denguim

Filhinho tem que entender

Mama África vai e vem

Mas não se afasta de você...


Quando Mama sai de casa

Seus filhos de olodunzam

Rola o maior jazz

Mama tem calo nos pés

Mama precisa de paz...


Mama não quer brincar mais

Filhinho dá um tempo

É tanto contratempo

No ritmo de vida de mama...

Mama África

A minha mãe

Mama África

A minha mãe

Mama África...

Para a minha EVA, que também é mãe de todos os filhos, filhas...o meu amor infinito.

Entre o Brasil e Angola não existe só o Atlântico!




Ontem(sexta) fiz uma nova descoberta , dessa vez sobre a "vida" dos brasileiros em Angola. Já conversei com muitos, são alegres, disponivéis, inteligentes, se destacam em tudo que fazem, ou seja, isso não é descoberta, não é novidade! Esse é o povo brasileiro de sempre! Também percebi carências, saudades, grande volume de trabalho e pressão profissional. Tudo bem.


Então o que descobri? Que existe uma "terceira" vida para brasileiros em Angola. Não sei contar como ela é mesmo, mas fico a imaginar que ... é aquela vida que não é contada, relatada, muitas vezes não é nem visível a olho nu, que está escondida nas entrelinhas, nos bolsos, garrafas, cigarros, olhares, lençóis, perfumes... Que vida é essa?


Quem são esses brasileiros angolanos? O que eles procuram? Aonde querem chegar? Quando irão encontar o que procuram? Acredito que se alguém descobrir acaba a "terceira vida"! Ou todo mundo já descobriu? E aí?


Entre o Brasil e Angola não existe só o oceano Atlântico! Existe a "terceira vida"... o restante é um filme a ser produzido.


"VIDA LOUCA, VIDA BREVE
VIDA IMENSA
NINGUÉM VAI NOS PERDOAR
O CRIME NÃO COMPENSA..."


Descoberta boa é que aqui também tem acarajé, feito por angolana, razoável,...mas pra quem está longe das melhores iguarias do mundo ... deu pra "passar" rsrsrs (essa comelança toda na festa dos aniversariantes do mês)

Agora ... enquanto eu como acarajé, bolo, pão, salgados, etc, etc (já até ganhei o apelido de Magali!), a companheira de luta, reflexões inteligentes, sonhos reais e utópicos - A AMIGA MARÍLA se delicia com "finos" angolanos. As fotos traduzem muito bem! rsrsrs
Obrigada a nova amiga Drica por tudo que nos tem proporcionado...inclusive o acarajé.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quase tudo é construção!


"Pé na obra, mão na massa e capacete", assim conhecemos mais um espaço de muitas conversas, fazeres, construções e realizações. Para todos os lados que a vista alcança temos construções de todos os tipos em Luanda e em todo o país.
No ano de 2008, Angola foi um dos países que mais cresceu no mundo. O reflexo desse crescimento tem as faces já conhecidas por todos. Angola "botou" a cara no mundo, se apresentou no mapa mundi, deu "saltos" para o futuro. Para cá vieram chineses, mais brasileiros e portugueses, sem falar das outras nacionalidades...estão (re) + construindo coisas interessantes para o país: estradas, túneis, portos, aeroportos, centros comerciais, hidrelétricas, empregos...serviços essenciais. Mas, junto com tudo isso chegaram também por aqui aqueles velhos problemas sociais que geram aquela pobreza que tanto nos entristece.
Porém, acredito também que o país esteja buscando a reconstrução da consciência do povo numa perspectiva de que existe sempre o amanhã, de que é possível um futuro no presente num país pós-guerra.
Mãos na massa e no coração, angolanos!
Uma situação inusitada: procura-se uma caixa de fósforo para comprar, quem encontrar ganha um doce! rsrsrs É isso gente... estamos em Angola, quase tudo é construção, mas falta fósforo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Meus Príncipes e minha Princesa!


"Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha, peti pô ti cara de pau, olho de vidro e nariz de pica pau, pau pau."
AMO MUITO VOCÊS!
TIA E MADRINHA "ROXA" DE SAUDADES!

Parabéns para a minha mana querida!

28 de OUTUBRO
HOJE É O ANIVERSÁRIO DA MINHA MANA MUITO QUERIDA, "a minha primeira Galega".
MUITA SAÚDE, PROSPERIDADE, FÉ, SABEDORIA, FELICIDADES, PAZ, TOLERÂNCIA ... E TODO O AMOR DO MUNDO PRA VOCÊ.
DEUS GUIA OS SEUS CAMINHOS COM MUITA ALEGRIA E SUCESSO, também quem tem uma EVINHA na vida, só pode ser muito FELIZ! -"é a minha segunda Galega".
PARABÉNS, MILHÕES DE PARABÉNS!
UM FORTE ABRAÇO CHEIO DE CARINHO E SAUDADES.
TE AMO
SORAYA

O dia em que a alma chorou!

Esse encontro de trabalho estava marcado para sábado, porém foi adiado para esta terça-feira. Fico "a pensar" que deve ter sido providência divina... tudo que ouvi e vi hoje... acho que não iria "sobreviver" no final de semana de muitas saudades .
Quando o palestrante iniciou a sua fala, já percebi a sua emoção, disponibilidade, resiliência, tolerância...amor pelo que faz, foi e é contagiante...mexeu muito comigo, aliás com todos que estavam na sala. Não ficou nenhuma veia, músculo, olhos, membros, demais orgãos do corpo que não se emocionasse... a alma, a alma chorou escondida, a mente tentou captar todas as informações, o coração diminuiu...
Mas, ao mesmo tempo esse coração dolorido, sofrido, cresceu, ficou enorme de alegria diante da grandeza do trabalho realizado por homens e mulheres de muita fé e sabedoria, por alguns/algumas que decidem que vão fazer a diferença nas suas vidas e nas vidas de milhares de pessoas, especialmente na África, continente esquecido pelo chamado mundo desenvolvido, com muitas doenças ...malária(é o que mais mata em Angola!), coléra, tifo, doença do sono, DST, hepatite, turbeculose e ...HIV. Foram muitas FOTOS, relatos, histórias, informações, circuncisões ... são muitas crianças, mulheres, homens, idosos, jovens, "doentes", na maioria das vezes pela falta de conhecimento ou pela aspereza da tradição cultural angolana, como também pela falta de políticas públicas.
No meio de tudo isso a coragem, o compromisso, a vontade, o saber, a compreensão de pessoas que acreditam que é possível
avançar, mudar, transformar essa realidade "nua e crua", mas que fica "leve" diante da grandiosidade das ATITUDES dessas mentes e almas sábias que encontramos pela vida.

Hoje é um dia especial cheio de reflexões e ... lições!
Obrigada ao meu bom DEUS por tudo que eu estou aprendendo e vivendo.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saudações para os angolanos e angolanas!



Trabalha-se e aprende-se muito a apartir dos diálogos com as pessoas. Cada um com a sua história de vida e de trabalho. VIDA: muitos(a maioria) conheceram e conhecem de perto as "desgraças" e consequências da guerra. Tudo é muito difícil, principalmente estudar, pois o país não disponibiliza escolas e universidades para todos. Quem pode paga os seus estudos, quem não pode "pega em armas", carrega trouxa na cabeça, faz biscate, deixa as precárias escolas públicas para TRABALHAR, quando encontram trabalho, pois o desemprego é altissímo, marcando ainda mais as desegualdades sociaias.
O que resta ... procurar formas de sobreviver e viver, apesar das adversidades. Mesmo assim não perdem a alegria da foto(grupo de trabalhadores) tirada, da caneta ganhada, da prova realizada... sempre postos, ávidos por tudo!
Saudações para todos os angolanos e angolanas que tombaram.
Hino da Angola

O Pátria, nunca mais esqueceremos
Os heróis do quatro de Fevereio.
O Pátria, nós saudamos os teus filhos
Tombados pela nossa Independência.
Honramos o passado e a nossa História,
Construindo no Trabalho o Homem novo,
Angola, avante!
Revolução, pelo Poder Popular!
Pátria Unida, Liberdade,
Um só povo, uma só Nação!
Levantemos nossas vozes libertadas
Para glóriados povos africanos.
Marchemos, combatentes angolanos,
Solidários com os poroso primidos.
Orgulhosos lutaremos Pela Paz
Com as forças progressistas do mundo.
O Hino parece mais um hino de guerra. Será que algum dia vai mudara sua letra? Acredito que demore um tempo. As marcas da guerra estão ainda cravejadas nas mentes e corações do povo angolano.

domingo, 25 de outubro de 2009

No domingo a saudade aumenta!


Muitas saudades de todo mundo, dos amigos e amigas... da família é muito grande a saudade, o coração sempre "apertado".
Alternativas: dormir e sonhar, ficar perto do telefone esperando "ele" tocar, acessar a net o tempo todos(a foto traduz, um pouco), ler, olhar as fotos e "engolir" o choro.
Bem, assim que o fone toca vem um pouco de alívio e alegria de ouvir a voz de quem se ama. E assim...
"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará"

Três amigas em Angola!


A experiência em Angola está sendo rica em todos os sentidos. Profissionalmente nem se fala... muitas reflexões e conhecimentos, no meio de tudo isso muita adrenalina!
Eu, Marília e Imária em um mesmo espaço e tempo, e ao mesmo tempo em tempos e espaços diferentes. Cada uma com seu jeito, seus hábitos e gostos, mas compartilhando e respeitando o tempo e o espaço da outra. No meio de tudo isso uma grande lição de boa convivência, pois a alegria está sempre presente. Vez ou outra sorrimos, melhor boas gargalhadas de nós mesmas.
Marília inventa coisas a todo momento; Imária super organizada; Eu, como escrever sobre mim mesma... quem me conhece sabe rsrsrs

sábado, 24 de outubro de 2009

Informações geográficas sobre Angola

Oi Pessoal, não consigo postar o mapa... que pena! Vou ficar tentando, coisa de Profº de Geografia rsrsrs

"O território de Angola situa-se na costa ocidental de África, encontrando-se limitado entre os Paralelos 4 graus e 22 minutos e 18 graus e 03 minutos de latitude sul, entre os meridianos 11 graus e 41 minutos e 24 graus e 05 minutos Este de Greenwich.
Limites
Norte: Rio Zaire e República Democrática do Congo
Sul: Namíbia
Leste: Republica Democrática do Congo e Zâmbia
Oeste: Oceano Atlântico
Angola tem uma superfície de cerca de 1 246 700 Km2, dos quais 7 680 dizem respeito ao enclave de Cabinda sendo 13,5 vezes a superfície de Portugal.
O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior úmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de fevereiro a abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de novembro a abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de maio a outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre 1.000 e 2.000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano."
Não podemos esquecer que essas "informações" podem ter mudado, principalmente em relação ao clima em razão do aquecimento global e das outras questões ambientais do mundo.
O clima está doido ou é o homem?
Vamos cuidar do Planeta! Em Angola, as florestas já foram quase todas desmatadas.

Curiosidades de Luanda: são muitas!


Algumas...
Atravessei o oceano Atlântico para conhecer, em Luanda, um liquidificador com torneira! rsrsrs. O maior barato, eu nunca tinha visto nem em revista.
Aqui tem muito petróleo, por isso o combustível é muito barato(pelo menos por enquanto), porém, tem poucos postos de gasolina, dessa maneira as filas são imensas, demora-se no minímo 2 horas em filas(bichas) então muitas pessoas vendem combustível nas ruas em galões e garrafões. "Se essa moda pega no Brasil em!"
Os nomes das pessoas para nós são sobrenomes, exemplo: TEIXEIRA é o nome, e PEDRO DIOGO os sobrenomes!
Toda hora falta energia, água e internet mesmo onde estamos morando. Dessa forma cada casa ou condomínio tem seu próprio gerador, por aqui esse equipamento é de primeira necessidade. Quem mora por aqui já está acostumado, nem se incomoda mais.
Outra curiosidade: todo cômodo de casa, empresa... qualquer espaço fechado tem arcondicionado...até no banheiro rsrsrs.
Muita coisa diferente na minha vida, do mais simples ao mais complexo!



Angola: um pouco da história "oficial"


A bandeira angolana está presente em todos os lugares: casas, obras, locais públicos diversos, fica sempre a tremular. Os angolanos gostam de expor a sua bandeira, mesmo vivendo em uma ditadura.
"O nome Angola deriva da palavra bantu N'gola, título dos governantes da região no século XVI, época em que começou a colonização da região por Portugal. Foi uma colônia portuguesa até 1975, e esteve em guerra entre 1964 e 2002.
O português é a única língua oficial de Angola, no entanto o país conta com cerca de duas dezenas de línguas nacionais, das quais seis com maior expressão: quicongo (ou kikongo), quimbundo (ou kimbundu), chocué (ou tchokwe), umbundo, mbunda e cuanhama (kwanyama ou oxikwnyama). Os primeiros Europeus a chegarem a Angola foram os Portugueses no ano de 1482. A partir de 1491 iniciou-se a colonização e Luanda viria a ser fundada em 1575. Angola manteve-se como colónia Portuguesa até dia 11 de Junho de 1951, altura em que adquiriu o estatuto de província ultramarina. Nos anos 50 e 60 começaram a constituir-se grupos nacionalistas, incluindo o Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA, em 1956, a Frente Nacional de Libertação de Angola - FNLA, em 1962 e a União Nacional para a Independência Total de Angola - UNITA, em 1966. Ao longo dos anos 60 e início dos anos 70 os grupos conseguiram estabelecer um controlo político e militar em grandes áreas do território e depois do golpe de estado em Portugal, em Abril de 1974, Angola viu reconhecido o seu direito à independência. O dia 11 de Novembro de 1975 ficou assinalado como o Dia da Independência.
Atualmente, o poder político de Angola está concentrado na Presidência. O ramo executivo do governo é composto pelo presidente, pelo primeiro-ministro e pelo Conselho de Ministros. O Conselho de Ministros, composto por todos os ministros e vice-ministros do governo, reúne-se regularmente para discutir os assuntos políticos do país. Os governadores das 18 províncias são nomeados pelo presidente e executam as suas diretivas. A Lei Constitucional de 1992 estabelece as linhas gerais da estrutura do governo e enquadra os direitos e deveres dos cidadãos. O sistema legal baseia-se no português e na lei do costume, mas é fraco e fragmentado. Existem tribunais só em 12 dos mais de 140 municípios do país. Um Supremo Tribunal serve como tribunal de apelação. Um Tribunal Constitucional com poderes de revisão judicial nunca foi constituído apesar de existir autorização estatutária."
A foto é do atual presidente José Eduardo dos Santos, que está no poder há mais de 30 anos.
A história é contada de várias maneiras, depende do olhar de quem conta. As informações não são consistentes, as fontes não são confiáveis, fico sempre "a duvidar" se é a história real. Será?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mulheres angolanas: mães fortes e guerreiras!




Trabalham em casa, algumas já têm emprego, a maioria faz trabalho informal, cuidam dos filhos, filhas, do marido e demais familiares. Gostam de andar arrumadas, enfeitadas com muito colorido, trançam os cabelos e mudam sempre os penteados. Adoram as peças íntimas que são trazidas do Brasil, por aqui fazem o maior sucesso.

Elas são fortes também na força física, pois carregam muito peso, sempre. Balde de água, alimentos, trouxas de roupas na cabeça... os filhos, os pequenos amarrados nas costas. Os homens quando acompanham suas mulheres não ajudam, pois aqui esse trabalho é exclusivo da mulher. Êta .. hábitos e tradições difíceis de entender e aceitar... Explicam que foi em função do longo período de guerra, os homens iam para o" fronte" então as mulheres precisavam fazer tudo sozinhas.

Mais do que nunca são guerreiras de uma força que vem, com certeza, do coração e da alma dessas mulheres.


Toda sexta-feira é o DIA DO HOMEM e todos os dias pode acontecer a "chapada"


Cada dia em Angola grandes descobertas dos hábitos e costumes dos angolanos. Toda sexta-feira da semana é o dia do homem(um horror!). Mais ou menos assim: homens casados ou não saem do trabalho às 16h e só voltam no domingo para casa, podem namorar todas, beber, fazer todas as farras ... e as mulheres em casa, resignadas, cuidando de tudo, sem poder reclamar, se isso ocorre levam "chapada", ou seja, apanham, muitas ficam machucadas. Como diz Catarina, a moça que cuida do nosso apartamento, "não precisa nem reclamar, eles batem por nada, e não adianta ir até a polícia. Isso acontecia comigo, não era feliz, só quero agora um homem que me faça feliz."Ela tem 23 anos e uma filha de 04 anos, o pai já tem outra mulher, e não ajuda em nada na educação e sustento da filha. A "chapada" pode acontecer em qualquer dia ou hora, basta o marido querer.
É ..., Angola tem muito o que aprender de direitos humanos e civis. Pode começar conhecendo as leis Maria da Penha e a de pensão de alimentos do Brasil.
A foto mostra um momento de conclusão de um dia de trabalho, mulheres mecânicas de uma obra. Será que elas aceitam a "chapada"? Alguns homens já falam que não praticam mais a "chapada". Pode ser o começo das mudanças... tomara!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Muitas conversas com os angolanos:conhecer a realidade


Conversar com muitas pessoas, principalmente trabalhadores, entender um pouco como vivem, quais as dificuldades, quais os seus sonhos ... Não foi algo fácil, pois a guerra civil em Angola acabou em 2002, então as memórias desse acontecimento ainda estão presentes na vida de todos, em todos os sentidos. Uma das principais consequências está na baixa escolaridade da população, que influência diretamente na qualidade da mão de obra: "Pra que estudar se eu não sabia se iria sobreviver!" Muitas lições profissionais, muito mais, lições de vida!!! Os sonhos são os de todos os seres humanos: PAZ, trabalho e felicidade!
Está sendo muito interessante aprender as diferenças na língua falada, vai algumas("pesquei "da amiga Marília):
Avilo ou dikamba: Amigo
Bazar: Ir embora, vazar (gíria)
Bué: Muito
Chuimga: Chiclete
Cubico: Casa, quarto
Fino: Chopp
Garina: Garota
Gasosa: Refrigerante
Geleira: Geladeira
Ginga: Bicicleta
Iá: Sim
Kandongueiro: Táxi, lotação
Kazucuteiro: Preguiçoso
Kumbu: Dinheiro
Machimbombo: Ônibus
Matabicho: Café da manhã
Musseque: Favela
Raias: Óculos de Sol
Salo: Trabalho
Sanita: Sanitário
Bicha: fila
Cambute: homem pequeno

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Onde estamos em Luanda




Por dois meses vamos morar no Condomínio Vale dos Pássaros, Ed. Pelicano...mas não vejo pássaros, nem da janela...só construções. Os angolanos constroem, mas não têm condições de morar. Os salários são baixos, a média salarial é a metade do salário minímo brasileiro. Muita pobreza ... A música de Lúcio Barbosa retrata um pouco a realidade...lembrando que no Brasil já melhorou bastante, mas ainda vivemos situações semelhantes.

Cidadão - Letra e música de Lúcio Barbosa

Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto olho pra cima e fico tonto Mas me chega um cidadão e me diz desconfiado, tu tá aí admirado ou tá querendo roubar? Meu domingo tá perdido vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar o meu tédio eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer Tá vendo aquele colégio moço? Eu também trabalhei lá Lá eu quase me arrebento Pus a massa fiz cimento Ajudei a rebocar Minha filha inocente vem pra mim toda contente Pai vou me matricular Mas me diz um cidadão Criança de pé no chão aqui não pode estudar Esta dor doeu mais forte por que que eu deixei o norte eu me pus a me dizer Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava tinha direito a comer Tá vendo aquela igreja moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá sim valeu a pena Tem quermesse, tem novena e o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse Rapaz deixe de tolice não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra enchi o rio fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas e na maioria das casas Eu também não posso entrar Fui eu quem criou a terra enchi o rio fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas e na maioria das casas Eu também não posso entrar __________


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Luanda: as contradições são enormes ...


Como quase toda cidade do mundo, Luanda tem as suas contradições e contrastes: poucos ricos de um lado e muitos pobres do outros, em um país cheio de riquezas naturais e culturais. Muito petróleo!!!Tem favela, muito lixo, falta água encanada, energia elétrica não é pra todo mundo, assim como a educação, escolas e também hospitais públicos são precários. Custo de vida altissímo, os produtos são importados de vários lugares do mundo, praticamente não tem indústria, alto índice de mortalidade infantil, as crianças não são vacinadas como as nossas, não existem políticas públicas. Detalhe significativo: o combustível e a bebida alcoólica são bem baratos. Bom, é um país em reconstrução, muitas tristezas, o dia de amanhã para eles... ainda é algo a ser construído na consciência de todos. Agora, o povo não perde o sorriso do rosto e a alegria da música e da dança.

Uma medida da realidade: uma mãe banha o primeiro, segundo e terceiro filhos, depois lava os pratos da casa - NA MESMA ÁGUA DE UMA BACIA!
Em uma das fotos o jeito angolano de carregar e proteger os filhos. "Mama África, ou minha mãe..."
TODO DIA GRANDES APRENDIZAGENS!!!
OBRIGADO SENHOR. Obrigada companheiras e o amigo Rui!


Domingo de cinema ao ar livre em Luanda


Antes do cinema um almoço "português", no Clube Nautico, recheado de muita história, alegria e comida de primeira, às margens da baía do Cabo, apreciando uma bela natureza.




Algo inédito para mim: um cinema ao ar livre na beira do mar da Ilha do Cabo. Imenso, muitas cadeiras, intervalo para um lanche, todo mundo em silêncio apreciando a enorme tela "falar e mostrar" as maravilhas da oitava arte. Sensacional!!!



A capital Luanda em um domingo de passeio


Monumento "As Heroínas", mulheres que lutaram pela causa angolana.

Conhecer o centro de Luanda foi uma surpresa muito interessante - depois de 40 anos de guerra, muita coisa foi destruída, mas, a cidade ainda guarda a essência arquitetônica portuguesa, agora já com toques de modernidade nos seus prédios e construções. As ruas, praças e monumentos contam um pouco da história política e econômica de Angola. Estou "a colocar" em dúvida alguns livros que descrevem e explicam a história da África e as suas relações com o Brasil.
Será que os nossos livros didáticos contam realmente a verdadeira história africana?
Fico "a pensar".
Monumento de Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola.


domingo, 18 de outubro de 2009

Um abraço na árvore sagrada de Angola


Hoje, saímos de Luanda e fomos visitar a fazenda Kala Kala, na provincía de Bengo. No caminho, entre outras coisas, conhecemos de perto a árvore sagrada de Angola -"imbundeiro"- embaixo delas acontecem os rituais sagrados do povo angolano. Muita história pra contar!

Nosso primeiro passeio em Luanda


Após o trabalho fomos conhecer o impressionante e belo pôr do sol de Angola, nas margens da baía de Luanda.
Obrigada Senhor!

sábado, 17 de outubro de 2009

A viagem para Luanda em Angola




Oi Pessoal!

Não gosto muito, nem sei também publicar "coisas" sobre mim na net, melhor não tenho o hábito, como dizem não é do meu "feitio". Porém, como não compartilhar com os amigos e amigas esta experiência ? Que está sendo única, intensa, diferente... Quando disse que estaria indo para Angola, algumas pessoas pensaram e falaram "que maravilha", entre outras coisas, imaginando que ir para Angola era a mesma coisa que ir para a Europa ou Estados Unidos. Bom, vcs vão saber ao longo da minha estadia de 2 meses por aqui porque estou falando assim.

De Irecê para Salvador, depois para Sampa, em seguida para Luanda, capital de Angola, que tb é uma província. O vôo foi demorado - 10 horas, mas tranquilo, ótimo atendimento, muita gente dentro do avião, quase 300 pessoas, maioria de brasileiros. Confesso que o coração acelerou, o que me espera em Angola? Deixar a família e os amigos por esse tempo, tudo isso como um filme passando por minha cabeça durante o vôo, ... mas como eu durmo muito, o tempo passou rápido. Chegamos em Angola 6 da manhã, amanhecendo, muita gente, malas, filas, espera, alfândega, povo gritando na entrada do aeroporto, engarrafamentos ...saimos em uma van lotada, melhor "viatura", é como eles chamam carro por aqui, em direção a nossa morada. Já começamos a conhecer um pouco da cidade em cada parada onde as pessoas iam ficando, nós fomos as últimas, foi bom, deu para ter uma primeira ideia das contradições luandesas.

Abraços
Soraya

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O início...

... de um trabalho no Brasil que vai se concretizar em Angola, país de língua portuguesa como o nosso, possui aproximadamente 15 milhões de habitantes, e na capital, Luanda, 5 milhões de pessoas. Trabalhamos muito antes de chegar em Angola, vários encontros para elaboração e discussão do programa.
Estou feliz com este convite para trabalhar em um outro país, acredito que será uma rica experiência pessoal e profissional. Agradeço muito a Deus todos os dias pela vida bem vivida, sempre cheia de pessoas que confiam em mim, acreditam no meu trabalho. Um vida cercada de certezas, que tenho uma família maravilhosa, uma força intensa e muita fé, e também de incertezas, pois sou um ser humano, todo dia posso crescer, mudar, transformar, na certeza que estou (re) construíndo dia a dia a minha história. Em pleno feriado nacional - 12/10 - as três amigas em atividade, e na expectativa da viagem, ... que foi confirmada para o dia 14/10.
Como diz a amiga Marília "vamos que vamos!"
Abraços - Soraya